Sonia Abrão desmente fake news sobre 1ª apresentadora negra
Cariúcha vem sendo proclamada a primeira apresentadora preta no horário nobre da TV brasileira. Mas a informação não procede e Sonia Abrão fez questão de reestabelecer a verdade, no A Tarde é Sua, desta quinta-feira (29).
Sem citar o nome de Cariúcha, Sonia rebateu as notícias recentes. “Essa história que teria sido a primeira apresentadora preta, ou tá sendo, sei lá, não! Eliana Pittman já tinha seu próprio programa nos anos 60, programa de auditório”, comentou a jornalista.
AGORA: Sônia Abrão rebate a informação de que Cariucha é a primeira apresentadora Preta da TV Brasileira
— Brenno (@brenno__moura) January 29, 2026
"Não, Eliana Pittman já tinha seu programa nos anos 60. Então não vem com essa história de primeira presentadora. NÃO É! Esse papo aí não cola." #ATardeESua #Superpop pic.twitter.com/fUo9doAeR1
Sonia emendou dizendo que outras mulheres pretas também tiveram programas de sucesso na televisão. “Não é! Já houve outras, a Glória Maria, tem hoje a Maju Coutinho no Fantástico, então esse papo aí não cola não”, finalizou Sonia.
Outras apresentadoras negras
Sonia Abrão não foi a única pessoa a esclarecer a verdade. O jornalista da Folha de S. Paulo, Gabriel Vaquer, lembrou que Alcione teve programa de auditório nos anos 1970, na Rede Globo, e um leitor mencionou que Elza Soares também apresentou um programa na TV Record, em 1973.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ee6202d7f3f346a7a5d7affb807d8893/internal_photos/bs/2022/4/d/QpoTuzROKHrDCfEgkCbg/5-moacyr-santos-eliana-pittman-650.jpg)
A informação de Sonia está correta. Eliana Pittman foi pioneira, junto de seu padrasto, o americano Booker Pittman. Eles tiveram um programa na TV Globo em 1966, chamado Eliana e Booker Pittman, exibido em horário nobre, às quartas, 8 e meia da noite.
