Manoel Carlos morre aos 92 anos

Manoel Carlos morre aos 92 anos
Foto: Divulgação Memória Globo
Compartilhe!

Autor estava internado e convivia com mal de Parkinson

O autor de novelas Manoel Carlos morreu neste sábado (10) no Rio de Janeiro. O autor sofria há anos de Parkinson e estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana. A causa da morte não foi revelada pela família do novelista.

Manoel Carlos é um dos personagens mais importantes da TV brasileira. Maneco, como era carinhosamente chamado, trabalhou com Jô Soares na TV Record, quando dirigiu o sucesso Família Trapo, mas foi como novelista na TV Globo, aonde chegou em 1972, que se consolidou como grande autor.

Conhecido por tratar de temas atuais, gostava que suas novelas fossem fiéis retratos da realidade, gravadas sem grande frente de capítulos, para manter a contemporaneidade dos assuntos. Outro fato marcante da obra do autor são as Helenas.

Atrizes eram escolhidas a dedo para serem Helenas de Manoel Carlos

Baila Comigo teve a primeira Helena, em 1980. Foi Lílian Lemmertz, mãe da última Helena: Júlia Lemmertz. Depois vieram Felicidade, com Maitê Proença, História de Amor e Por Amor com Regina Duarte, Laços de Família com Vera Fischer em 2000.

Em 2002 escreveu a minissérie sucesso de audiência Presença de Anita que revelou a estreante Mel Lisboa para o estrelato. Regina Duarte voltaria a viver Helena em 2006 em Páginas da Vida que abordou temas como racismo e síndrome de down.

Campanhas de conscientização faziam parte do trabalho de Maneco

Páginas da Vida não foi o único trabalho de Manoel Carlos com foco em temas sensíveis. O autor gostava de utilizar o chamado ‘merchandising social’ em suas novelas. Laços de Família por exemplo fez as doações de medula óssea crescerem consideravelmente.

Homossexualidade, alcoolismo e agressão às mulheres foram temas debatidos pelos brasileiros através de Mulheres Apaixonadas, de 2003. O alcoolismo de Orestes também esteve presente em Por Amor, de 1997.

Primeira protagonista negra das 21h

Outro marco de Manoel Carlos foi ter escrito a primeira protagonista negra do horário das 9 da Rede Globo. Taís Araújo foi a Helena de Viver a Vida, em 2009. A novela tratava do mundo da moda e tinha a disputa de Aline Moraes e Taís pelo protagonismo nas passarelas. A trama abordou os dilemas dos tetraplégicos através da personagem de Aline. Manoel Carlos deixa duas filhas, a atriz Julia Almeida e a roteirista Maria Carolina.

4 comentários sobre “Manoel Carlos morre aos 92 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *